Histórico do NTE


HISTÓRICO DO NTE/SANTARÉM

Em 1997 através do Programa de Informática na Educação – PROINFO houve capacitação de profissionais em todo o Brasil, os quais deveriam atuar nos NTE’s após a implantação como professores multiplicadores, que tinham a incumbência de qualificar os professores em informática educativa.
A partir de então as Escolas de Educação Básica e Profissional, deveriam efetivamente desenvolver ações de forma interdisciplinar e/ou através de projetos educacionais que viessem integrar o fazer docente as tecnologias de informação e comunicação, objetivando melhorias no processo educativo e realizasse tão esperada inclusão digital e a utilização de softwares educacional como forma de qualificar o processo educacional.
Para viabilização dos objetivos do PROINFO, seis professores foram capacitados em Especialização em Tecnologia Educacional, os quais seriam os multiplicadores na região, pioneiros e responsáveis pela implantação em 1998 do NTE no Município de Santarém, além de terem a missão de promover o processo seletivo de professores que receberiam capacitação no Núcleo e passariam a introduzir as TIC’s na educação no município.
Para atuarem como professores multiplicadores no NTE/Santarém, seis educadores foram capacitados pelo PROINFO em Tecnologia Educacional, entre eles estava a atual Coordenadora do NTE Maria da Conceição Xavier Fonseca e outros cinco docentes que não mais trabalham no NTE: Maria Edilena Lobato, Maria Lúcia Gonçalves Mendes, Micheline da Silva Bastos, Raimunda Cunha de Carvalho e Raimundo Nonato do Vale Sousa, este último já aposentado. Vale ressaltar, que os docentes citados foram os pioneiros em divulgar e fazer acontecer à capacitação para professores que almejavam e ainda almejam utilizar a informática na educação básica.
Após qualificação dos profissionais, houve a inauguração em Santarém – Pará, do Núcleo Tecnológico Educacional criado através da Portaria 526/98 ­ GS, em março de 1998, na oportunidade foi firmado convênio entre o Ministério da Educação – MEC/PROINFO – Programa de Informática Educativa, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará – SEDUC/PA e Secretaria Municipal de Educação - SEMED, com intuito de fazer acontecer à usabilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC’s na educação, um tema já bastante discutido e praticado em instituições escolares nos grandes centros brasileiros.
O NTE é administrativamente subordinado  à 5ª Unidade Regional de Educação - URE/SEDUC/PA, por isso todos os professores Multiplicadores são servidores vinculados a Secretaria Estadual de Educação - SEDUC. O NTE vincula-se diretamente ao PROINFO a nível federal e a Coordenação de Tecnologia Aplicada a Educação - CTAE a nível Estadual. Com intuito de manter uma melhor organização criou-se a figura do coordenador, o qual tem função de representar o grupo em ações e/ou eventos que não seja necessária a presença  da equipe.
Inicialmente se adotou o sistema de rodízio para exercer o cargo de coordenador do NTE, cada professor multiplicador assumiria a Coordenação do NTE por dois anos. Desta forma, a primeira coordenação do NTE/Santarém ficou a cargo do Professor Raimundo do Vale; a segunda ficou a cargo da professora Raimunda Cunha de Carvalho. A terceira coordenadora foi a professora Micheline Bastos; a quarta foi realizada pela Professora Maria da Conceição Xavier Fonseca e a quinta e última no estilo de rodízio ficou com a Professora Iara Maria Almeida Marinho e atualmente pela segunda vez tem a Professora Especialista Maria da Conceição Xavier Fonseca.
A primeira formação desenvolvida pelo NTE Santarém ocorreu no período de agosto a dezembro de 1998, com carga horária de duzentas horas, tendo como cursistas professores das redes estadual e municipal de ensino, os quais foram divididos em quatro turmas, os quais deveriam assumir a docência nos laboratórios de Informática.
Em relação a infraestrutura o NTE Santarém, ainda hoje tem a mesma estrutura, composta por dois laboratórios, uma sala de servidor, onde ficam os equipamentos de transmissão de rede, uma sala base, onde ocorrem as pesquisas  e planejamentos dos multiplicadores e um miniauditório, recentemente reformados.
O NTE/Santarém na época de sua inauguração tinha trinta e dois computadores, com sistema operacional Windows 95. Nesta época não havia conexão de internet. A interne no NTE passou a existir em 2002,   por  meio   de  uma parceria   entre   os  Ministérios   da   Educação e  da comunicação GESAC.Em 2005, o NTE recebe mais um módulo de 10 computadores desta vez com sistema operacional Linux.
Em Abril de 2007, o NTE recebe mais um  módulo de 10 computadores, equipado com sistema operacional Linux.  Assim, foi possível substituir os computadores antigos que funcionavam com o sistema operacional Windows. Atualmente, o NTE conta com vinte e cinco computadores e um multiterminal com cinco estações, operando
com o sistema Linux/botoset  e Linux/Educacional. Em 2008 capacita quarenta docentes para aturarem nos laboratórios de informática das escolas da Rede Estadual e Municipal de Educação.
De 1998 a 2001, período destinado à elaboração, execução e acompanhamento das ações de seis escolas pioneiras a receberem  laboratórios PROINFO, sendo quatro Estaduais: Júlia Gonçalves Passarinho, Terezinha  de Jesus  Rodrigues, Onésima Pereira de Barros e Aluízio Lopes Martins e duas da rede municipal de ensino: Paulo  Rodrigues dos Santos e Ubaldo C. Corrêa.
Em Agosto de 2002, o NTE/Santarém passa a atender cinco municípios do baixo amazonas, entre eles estavam: Alenquer, Óbidos,  Oriximiná, Monte Alegre e Rurópolis. Passando a ser de responsabilidade do NTE/Santarém, no sentido de promover formação continuada e assessoramento pedagógico.
Em junho de 2007 o Ministério da Educação MEC, em parceria com SEDUC, promove a primeira capacitação de multiplicadores dos NTE's para desenvolverem o primeiro módulo do curso Tecnologias na Educação ou TIC’s na Educação. E em  julho de 2008 deu início  as formações continuadas, atendendo professores da Rede Estadual de Ensino em  seis municípios adjacentes. Época esta de muitos desafios e dificuldade para atingirmos as metas do Núcleo, justificada pela falta de profissionais capacitados e lotados do NTE, nesta época contávamos apenas com  dois multiplicadores.
Em dezembro de 2007 o PROINFO através do Decreto de Nº 6.300, de 12/12/2007, integra todos os recursos midiáticos por meio de vários programas, dentre os quais estavam: Rádio Escola e TV Escola, com o objetivo de trabalhar as TIC'snas escolas públicas, o mesmo passou a ser denominado de PROINFO INTEGRADO. Em outubro de 2008, a equipe do NTE foi reestruturada com mais quatro multiplicadores, completando seu quadro com seis profissionais. Em dois mil e nove, o sistema de internet muda para NAVEGAPARÁ, melhor por ser banda larga.
Ressaltamos, que ao longo dos períodos, acima mencionados, o NTE além de promover Formação Continuada para educadores da rede estadual e municipal de educação de vários municípios do Oeste do Pará, também promoveu e ainda promove cursos de Informática básica e avançada para comunidade local em geral.
Além disso, cabia aos Multiplicadores do NTE assessorar na implantação dos laboratórios de informática dentro das escolas dos Municípios sob a sua jurisdição, denominados na época de LIED’s. Vale ressaltar, que até os dias de hoje o NTE tem buscado cumprir com suas funções, em especial a de capacitar professores e comunitários em geral, no que tange o acesso as tecnologias, através de: Cursos, Palestras, Oficinas e outras metodologias a fim  de sensibilizá-los em relação às tecnologias aplicadas a educação de forma a dinamizar e qualificar o processo educacional.
Atualmente, mais quatro municípios são atendidos pelo Núcleo Tecnológico de Educação de Santarém: Almeirim, Belterra,  Aveiro e Mojuí dos Campos, os mesmos recebem atividades de capacitação em serviço de professores e da comunidade em geral.
Percebemos que o NTE tem a função de desenvolver diversas atividades de planejamento, pesquisa e ensino/docência em tecnologia para a educação. Entre elas estão à verificação, aplicação, avaliação e validação de softwares educacionais, que sejam eficientes para dinamizar o fazer pedagógico dos docentes. Além disso, os Multiplicadores buscam participar de equipes de desenvolvimento de materiais voltados a educação tecnológica. Planejam e executam ações voltadas a capacitação de profissionais da educação para utilizarem as TIC’s no seu dia a dia da sala de aula e para comunitários buscando inseri-los no mundo digital e social. O NTE buscar atuar em diversas instituições que empreguem a Informática como suporte e apoio educativo.
Enfim, os profissionais do NTE planejam, participa e executa projetos na área de Educação a Distância ou de atividades educativas com a mediação de Tecnologias de Informação e de comunicação, buscando desenvolver materiais educacionais voltados ao contexto de ensino e de aprendizagem que usem a tecnologia educacional como alternativa para melhorar o ensino e aprendizagem. Por isso, é o NTE que têm a missão de administrar os laboratórios de informática da rede estadual de ensino, bem como capacitar e acompanhar os profissionais neles inseridos.