quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CURSOS DO PROINFO INTEGRADO

Estão abertas as inscrições para os cursos do Proinfo Integrado para gestores, professores e técnicos em educação, para participar escolha uma das opções abaixo:

1) Pelo site do proinfo: www.eproinfo.mec.gov.br, clica na opção inscrição, depois procurar na janela seguinte SEDUC/PA  e localizar o NTE/Santarém, aparecerá os 03 cursos, basta clicar e prencher os dados e enviar.
2) Pelo blog do NTE: www.ntestm-pa.blogspot.com, baixar a ficha e preecher e enviar pelo email do nte: ntesantarem@gmail.com
3) Pessoalmente fazendo no próprio NTE preenchendo a ficha.
Início das aulas em Setembro. Temos turmas pela manhã, tarde e noite, de segunda à sábado.
Os cursos são: Introdução à Educação Digital-40H
                     Tecnologias na educação:ensinando e aprendendo com as TIC's -100H
                         Elaboração de projetos - 40H
Aguardamos sua presença.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Sedect lança edital de monitores de infocentros do Programa Telecentros.br

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia – SEDECT, por meio do Programa NAVEGAPARÁ, celebrou junto a União,representada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por intermédio
da Secretária de Logística e Tecnologia da Informação, o Termo de Cooperação Técnica, Processo nº 04300.002689/2010-63, cujo objeto é aprovar a parceria entre a Coordenação Executiva do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR.
O programa Telecentros.BR objetiva apoiar as iniciativas de inclusão digital e
social nas diversas regiões do país, por meio da implantação de Telecentros através de colaboração de infra-estrutura, financeira e formação de monitores. A aprovação de iniciativas parceiras ocorreu por intermédio da SELEÇÃO PÚBLICA DE PARCERIAS - MP/MCT/MC – Nº 1/2010.
Objetivando ampliar o atendimento das demandas para implantação de infocentros do Programa Navegapará, o Estado do Pará, por intermédio da
Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia – SEDECT em
parceria com a Empresa de Processamento de Dados do Pará – PRODEPA,
concorreu e aprovou no Edital do Programa Telecentros.BR, apoio para infocentros que estão em funcionamento e/ou serão implantados até dezembro de 2010. 
As inscrições vão até 15 de setembro/2010
Os alunos interessados em participar da seleção devem acessar o site:http://www.sedect.pa.gov.br/?q=node/1544 para maiores informações.
Abaixe o edital do concurso para monitores aqui

ENCONTRO ESTADUAL COM OS COORDENADORES DE SALA DE INFORMÁTICA

O objetivo é discutir e avaliar as ações dos professores de Sala de Informática em todo estado. Serão dois dias de encontro: 16 e 17 de Setembro/2010. O primeiro dia será em forma de workshop(palestras e mini-oficinas das soluções locais: portal escolar, e-nte e boto cabano), apresentar as ações da CTAE/Proinfo. O segundo será dedicado a grupos de trabalhos que vão discutir o que se faz  nas SIEs e elaborar as diretrizes da informática educativa no estado.
Neste encontro participarão 300 professores, sendo 100 professores do interior do estado.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação

O 3° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: redes sociais e aprendizagem abre espaço para apresentação de pesquisas empreendidas em diferentes áreas do conhecimento científico. O foco deste ano é a utilização das Redes Sociais para o desenvolvimento de novas formas de aprendizagem, visando contribuir para o desenvolvimento de mais este tema de pesquisa. Hipertexto e Educação continuam sendo o eixo central dos debates. Para saber mais acesse.

Postagem: Iara Almeida 

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DE BLOGS EDUCATIVOS, SCRIBUS e PORTAL DO PROFESSOR

Abriram as inscrições para as Oficinas de Blogs, para Gestores, professores, Coordenadores SIE, alunos, com turmas pela manhã, tarde e pelo sábado, com carga horária de 8h para cada ferramenta, serão usadas blogspot e wordpress.
Estas oficinas tem a finalidade de promover o uso dos blogs em espaços educativos e também para preparação do Concurso Regional de Blogs Educativos promovido pelos NTES/CTAE, e posteriormente para o Concurso Estadual de Blogs que será promovido pela CTAE/SAEN/SEDUC.
As inscrições podem ser feitas pessoalmente no NTE/Santarém, localizado na Av: Curua-Una - S/N, Livramento, no mesmo espaço da 5ª URE, ou por email, basta preencher a ficha disponível ao lado e enviar para o email: ntesantarem@gmail.com.

ENCONTRO DOS NTES

A Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação proporcionou o encontro dos coordenadores e multiplicadores dos NTES, iniciativa que deve ser continuada, pois trocas de experiências e formação são ações educacionais pertinentes principalmente para os Núcleos.
Este encontro contou com a participação do atual Secretário de Educação do Estado: Prof. Luis Cavalcante, Prof. Marcelo Carvalho - Coordenador da CTAE, Profa. Aurea Albuquerque - Coordenadora do PROINFO/PA, Prof. Augusto Ribeiro - DITEC, Profa. Vânia Castro - RADIO ESCOLA e Adonay Marques -SIPI (MEC), realizado em Belém nos dias 04,05,06/08/2010.



Na programção contou com oficinas e palestras sobre: Portal Escolar, Lousa Interativa, software Botset Cabano, ambiente E-NTE e Rádio Escola.
Texto: Iara Almeida