terça-feira, 30 de junho de 2009

Curso em Monte Alegre - Fotos

Introdução a Educação Digital - 40h





















Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC's

Introdução a Educação Digital - Monte Alegre

Ocorreu no período de 22/06 a 26/06, no municipio de Monte Alegre o Curso de Formação Continuada para Professores "Introdução a Educação Digital", contando com a participação de 20 professores das redes Estadual e Municipal, ministrado pelo prof. Amir Souza

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Curso em Monte Alegre para Assistentes Administrativos

Começou no dia 16 de Junho/2009, o Curso de Introdução à Educação Digital - BOTOSETLINUX, para 22 assistentes administrativos das escolas estaduais de Monte Alegre no horário da noite, ministrado pelos Professores Aldenize Xavier e Amir Souza, sendo que o curso terminará 26/06/2009.




quinta-feira, 18 de junho de 2009

Curso em Monte Alegre



No período de 15 à 19/06/2009 está acontecendo o Curso de Introdução à Educação Digital - 40h, para professores da Rede Estadual e Municipal, sendo ministrado pela Profa.: Aldenize Xavier.

Oficina de Flash

Com o objetivo de dinamizar o fazer pedagógico nos Laboratórios de Informática das Escolas Estaduais, foi realizado nos dias 09 e 10 de Junho/2009, a Oficina de Flash para os Coordenadores de Sala de Informática e Professores. A Oficina reuniu 20 participantes, sendo ministrado por Marcelo Lopes (FADESP).

terça-feira, 9 de junho de 2009

Orientações das atividades do Curso de 100h-Unidade 1

Atividade 1 - Biblioteca - Tema: Quem sou como professor e aprendiz (Obrigatória)

Orientações para a realização da atividade 1

1- Escreva seu relato no Editor de texto do BrOffice;

2- Salve na pasta meus documentos atribuindo o nome que facilite sua localização por exemplo: para esta atividade, realizada pelo João Carlos Pereira, o nome do arquivo será: Ativ1_joaocarlos;

Recomenda-se não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. O traço que pode ser utilizado é o sinal de underline, underscore ou sublinhado que são aceitos pelo computador como uma letra comum.

3- Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema: Quem sou como professor e aprendiz e o subtema: Identidade do professor, observando as orientações acima quanto ao título da atividade;

4- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca, material do aluno, para conhecer suas reflexões e relatos.

Atividade 2 - Diário de Bordo: Reflexão sobre a prática docente (Obrigatória)

Registrando sua própria reflexão

A partir das questões colocadas nos pontos de reflexão e levantadas nos momentos de aprendizagem, registre alguns aspectos relacionados à sua preocupação e/ou expectativa no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem.

Orientações para a realização da atividade 2

1-Acesse o Diário de Bordo no item Interação
2- Clique em nova anotação
2- Escreva sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo

Atividade 3- Fórum: Educação e Tecnologia

Vamos assistir a entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e discutir sobre uma de suas idéias, mais especificamente a respeito do seguinte trecho:

"[ ] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento". (Dowbor. L.,2001)

Orientações para realização atividade 3

1- Para assistir a entrevista, basta acessar o video pelo site web ou pelo CD na pasta filmes

2- Entre no fórum Educação e Tecnologia para realizar sua contribuição clicando em contribuir, e ao mesmo tempo comente as idéias dos colegas.

Atividade 4 - Biblioteca - Tema: Minha escola

Orientações para a realização da atividade 4

1- Faça uma breve observação na sua escola para realizar um levantamento quais são as tecnologias disponíveis na sua escola e como elas vêm sendo utilizadas.

2- Organize estas informações usando o BrOffice.org. Impress (02 a 03 slides)

3- Salve o documento em seu computador, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativX_seu nome. Por exemplo: para esta atividade, realizada por Helena Maria Silva, o nome do arquivo será: ativ4_helenams.

Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. O traço que sugerimos utilizar (sinal de underline, underscore ou sublinhado) é aceito pelo computador como uma letra comum.

4- Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em material do Aluno, Tema: Minha escola e o subtema: Tecnologias existentes na escola, com o título ativ_4minhaescola_seu nome.

5- Salve o arquivo em um CD ou no pendrive para fazer a apresentação no encontro presencial.


Atividade 5 - Biblioteca - Tema: Conhecendo uma experiência

Procure conhecer uma experiência didática com o uso de recursos tecnológicos envolvendo os conteúdos curriculares.


Orientações para realização atividade 5

Procure conhecer uma experiência didática com o uso de recursos tecnológicos envolvendo os conteúdos curriculares:

1- Acesse o Portal do Professor: Web.

2- Selecione o item “Espaço da Aula” e clique em “Sugestões em aula”.

3- Analise o exemplo, destacando pontos das estratégias de aula, da avaliação e do uso de recursos que considera relevante do ponto de vista da aprendizagem do aluno e que possam tornar-se referência para sua prática pedagógica.

4- Elabore no editor de texto um fichamento contendo: nome do programa, áreas do conhecimento envolvidas, breve descrição com uma síntese expressando sua opinião e as idéias suscitadas para colocar em ação posteriormente.

5- Salve o documento no computador, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ5_conhecendoumaexperiencia_seunome.

6- Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, Tema: Conhecendo uma experiência e o subtema: Sugestões de aula.

7- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer suas reflexões e relatos.

8- Para leitura complementar acesse: www.tvebrasil.com.br/salto

e faça o download do livro do Salto para o Futuro: Integração das Tecnologias na Educação.


Atividade 6 - Diário de Bordo

Orientações para realizar atividade 6

1- Clique no link Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica.

2- Assista ao vídeo e destaque os pontos levantados da sua observação.

3- Selecione o Diário de Bordo no item interação.

5- Escreva sua reflexão sobre a observação feita no espaço próprio do Diário de Bordo.


Atividade 7 - Biblioteca - Tema: Pesquisa de projetos

Estudamos o trabalho por projeto. Este é um tema que vem sendo estudado e discutido de forma bastante ampla no contexto educacional. A proposta desta atividade é que seja elaborada uma pesquisa sobre experiências desenvolvidas com projetos, para que possamos fazer um estudo mais aprofundado uma vez que este tema permeará nas demais unidades do curso.


Orientações para realizar atividade 7

1- Faça uma pesquisa envolvendo uma experiência de trabalho por projeto, realizada no contexto da escola. Esta pesquisa poderá ser feita via internet ou contato (entrevistas, observação, leitura de artigos ou livros) com professores.

2- Considere, nesta pesquisa, algumas características do projeto: tema, conteúdos curriculares envolvidos, números de alunos e professores participantes, tecnologias e mídias utilizadas, duração, atitudes dos alunos, entre outros.

3- Organize e documente as informações pesquisadas.

4- Elabore uma análise sobre os dados pesquisados, usando o editor de textos.

5- Salve no computador.

6- Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, Tema: Pesquisa de projetos e o subtema: Trabalho por projeto.

7- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer suas reflexões e relatos.


Atividade 8 - Biblioteca - Tema: Divulgação de projetos

Os resultados e a análise das pesquisas sobre “trabalho por projetos” deverão ser divulgados entre os participantes da turma.

Orientações para realizar atividade 8

1- Organize a apresentação do resultado e da análise da pesquisa usando o BrOffice.org. Impress (2 a 3 slides).

2- Salve no computador para posterior postagem.

3- Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, Tema: Divulgação de projetos e o subtema Trabalho por projeto.

4- Salve o arquivo em um CD ou no pendrive para fazer apresentação no encontro presencial.

Bom trabalho!!!